EMPOWERMENT – Levando os colaboradores a assumir responsabilidades
07/01/2018Análise SWOT – Como analisar sua Empresa
18/01/2018Gestão por Competência
É muito importante sabermos que a globalização e concorrência são os verdadeiros motivos que estão fazendo as empresas mudarem. Processos, tecnologia, produtos e estruturas são facilmente copiados, em pouco tempo a concorrência copia o seu diferencial, porém o capital intelectual da empresa é o único recurso que não será copiado facilmente. O que valoriza uma empresa é a sua capacidade de gerar riquezas, ou seja, realizações, apropriando o menor esforço possível para isso.
A empresa pode ser do tipo que valoriza a inovação, tecnologia e o produto ou a que busca a excelência operacional, ou ainda a empresa serviço. Todas as empresas têm este tripé, mas qual destes apoios é mais valorizados na sua empresa? Precisamos desta resposta para, a partir dela, obtermos as competências individuais; do contrário, se priorizarmos as competências individuais, seremos míopes de estratégia. Após identificarmos as competências necessárias e através de avaliações conhecermos os “gaps” entre as atuais e as requeridas, precisamos ter um plano de desenvolvimento e darmos tempo para que as pessoas busquem sanar as suas falácias. Todo o processo deve ser fortemente amparado por técnicas de feedback e do início do projeto até a sua manutenção a comunicação deve ser ostensiva. Veja, carreira, desenvolvimento profissional é muito sério, muito importante; não podemos e não devemos dizer que é um encargo organizacional e exclusivamente unilateral. Na linha do conhecimento, o que estamos buscando é traduzir a visão de futuro da empresa em ações das pessoas, estabelecer padrões de desempenho. Queremos e precisamos identificar os desafios do negócio para definirmos, em conjunto com os gestores, quais são as competências que irão sustentar os desafios.
O investimento em treinamento está amparado na necessidade de ter conhecimento do mercado, dos consumidores e de como lidar com fornecedores e clientes, para fazermos a diferença. Baseados no conceito de que a capacidade de aprender antes dos concorrentes configura-se como a única vantagem competitiva sustentável no momento atual, preparamos as pessoas para agregar valor e podemos dizer que a pessoa agrega valor quando suas ações geram resultados tangíveis.